Dê uma de Hacker – Telehack!
Primeiramente, Telehack é um jogo que não parece jogo. Quem te vê jogando acha que você está trabalhando, devido a tela que é mostrada (apenas comandos). Segundo, quando você passa a jogar pelas primeiras vezes, tende a depender muito do manual de comandos necessários, mas com o tempo torna-se tão repetitivo que você passa a jogar com raciocínio de Hacker/Cracker de verdade!
A definição do jogo é a seguinte: Telehack é um jogo que se passa em um terminal da Arpanet (1985 – 1990) simulado e estilizado para representar a rede daquela época. Essa rede inclui 25 mil computadores e BBSs com milhares de arquivos da época, alguns jogos, bibliotecas, interpretadores, executáveis, usuários, etc. Cada etapa do jogo é um desafio, onde o jogador deverá descobrir vulnerabilidades, invadir máquinas, encontrar arquivos, rodar comandos, etc, para completar as fases e subir de nível.
Para jogá-lo, saber o idioma inglês, entender um pouco de linha de comando e comandos básicos do Unix, ajudará muito! E o melhor: ele é ONLINE! Acesse o site: http://telehack.com/.
1. Criar uma conta
Para criar uma conta no Telehack, basta digitar newuser e dar ENTER. Em seguida, informe o nome e, depois de dar ENTER (novamente), informe a senha. Após criar a conta, você já estará logado no Telehack, onde aparecerá no prompt um “@” ao invés de um “.”. Caso não tenha logado ou quiser logar posteriormente, o comando é login, bastando informar o usuário e a senha. Para sair, basta digitar exit.
2. Comandos
Existem vários comandos no jogo e vários deles são iguais aos comandos do Unix. O comando “help”, por exemplo, retorna uma lista de comandos disponíveis e possíveis de serem utilizados no seu terminal. Para ter conhecimento da lista de comandos do Telehack, acesse o link seguinte: https://telehack.org/wiki/List_of_every_command
3. Missões
Para começar a realizar as missões, depois de ter logado no Telehack, basta digitar quest. Após alguns segundos, você conseguirá visualizar a sua missão, onde geralmente é pedido para acessar uma determinada máquina e encontrar certo arquivo misterioso.
Basicamente, para começar a missão, é importante saber o caminho para a determinada máquina. Para descobrir isso, o comando necessário é: uupath nome_do_host. Ao retornar a resposta, observe que a primeira máquina é onde vocês está (telehack). As máquinas do meio são as que você deve invadir até chegar na última (onde está o seu objetivo).
O host raiz (Telehack) já possui um programa que procura as portas vulneráveis de um host que se deseja invadir. Esse programa chama-se Porthack. Para executá-lo, basta digitar porthack nome_do_host. Ele mostra um código numeral para validar o seu comando. Basta digitar o código que parece e o Porthack irá retornar as portas vulneráveis encontradas. Após listadas, digite o número de cada porta até encontrar aquela que pode ser utilizada para a invasão.
Após invadir a porta vulnerável, utilize o comando rlogin para acessar o host desejado, onde o comando é: rlogin nome_do_host. Assim, você deverá realizar praticamente os mesmos comandos no host invadido. Mas, lembre-se: você precisará do Porthack! E aí, fica a dica do comando FTP.
4. Missão concluída
Na maioria das vezes (pelos objetivos que passei foi assim) o arquivo pedido na missão possui a extensão .SYS e é preciso fazer a sua leitura com um programa de texto, ou simplesmente dar o comando cat. Logo aparecerá um dx seguido de duas sequências numéricas. Anote esse texto, volte ao host inicial (telehack) – através do exit ou do atalho CTRL+D, execute o comando hostname para saber se realmente está no Telehack e digite o comando call -151 (utilizado em computadores Apple II que permite decifrar comandos em Assembly). Note que o prompt irá mudar, onde o início da linha estará com um “*” - asterisco.
Para executar o comando copiado lá no host invadido, é preciso acessar o modo Ptycon. Digite 2425152g e, depois de acessado, cole o comando copiado (dx sequência_de_números) e dê ENTER.
Ao concluir corretamente o desafio, a mensagem de confirmação é: “%sys-ex-quest: CPU += 100”.
Para voltar à linha de comando, digite exit ou CTRL+D e depois “r”.
5. Conclusão
Existem tarefas bem complexas no jogo e uma das diversões maiores e conseguir acesso root ao host invadido, alterando a mensagem de boas vindas, adicionando o seu nickname, para que os outros jogadores, ao logarem na mesma máquina, vejam que ela foi invadida por você!
“Telehack pode não ensinar alguém a hackear de verdade, já que faz uso de scripts e programas prontos, mas certamente ajuda o jogador a encarar o terminal de comandos de uma maneira mais despreocupada, deixando-o mais à vontade com os muitos cd, more e rlogin que podem ser executados na vida real.”