JunioPacheco

Segurança em Dispositivos Móveis

Não há dúvidas de que os celulares se tornaram o melhor amigo do homem. Se você não acredita, considere que já existem cerca de 4 bilhões de celulares em uso no mundo todo entre os 7 bilhões de pessoas, sem mencionar outros milhões de tablets. Nós utilizamos nossos dispositivos para estarmos “próximos” das outras pessoas, tirar fotos, realizar compras, acessar o banco, escutar música, além de socializar num modo geral. Nós armazenamos informações pessoais e profissionais nesses dispositivos e, por utilizarmos para quase tudo e em todo lugar, eles acabam tendo um valor financeiro alto e emocional.

Perder um celular smartphone ou tablet, ou a informação contida nele, pode ser um desastre. Se você perder o seu celular, você não terá apenas que substituir o dispositivo, mas também terá que repor as informações perdidas, incluindo contatos, trabalhos confidenciais, suas fotos pessoais, etc. Então, porque muitos de nós deixamos esse tipo de dispositivo desprotegido?

Muitos do nós, hoje em dia, conseguimos compreender que precisamos proteger nossos computadores dos riscos que observamos dia após dia. Mas, a grande maioria das pessoas acham que não precisam de softwares de segurança em seus celulares. O aumento da popularidade de dispositivos móveis abriu um grande espaço para ataques por cybercriminosos.

Softwares maliciosos, tendo o Android como principal alvo, aumentou 37% nesses últimos meses!

Pensamos que nossos dispositivos móveis são apenas telefones ou tablets, mas na realidade são mini-computadores, onde podemos estar mais vulneráveis do que aqueles que temos em nossas mesas. Portanto, como um usuário desses dispositivos móveis, tenha em mente que você precisa se proteger de várias ameaças que surgem diariamente. Aqui vão algumas dicas de como se proteger:

1. Trave o seu dispositivo com uma senha pessoal

Antes de você acessar o seu celular/tablet é importante o dispositivo requerer uma senha de desbloqueio. É incrível como muitas pessoas ainda não utilizam essa proteção. Ela é muito útil no caso de perda e roubo para aumentar o tempo de você conseguir resgatar os seus dados e até mesmo o seu dispositivo móvel antes de alguém resetá-lo ou acessá-lo.

Você pode até mesmo configurar um bloqueio automático do dispositivo depois de determinado tempo ocioso. E mesmo assim, evite de deixá-lo desatentamente exposto ao público. Esse problema é o numero 1 em dispositivos móveis.

2. Instale apenas aplicativos de fontes confiáveis

É importante verificar a procedência do aplicativo que você quer instalar em seu dispositivo móvel e principalmente a real necessidade dele, pois vejo tanta gente reclamando de espaço nesses dispositivos, sendo que possuem uns 100 aplicativos onde não utilizam nem 70% deles. Acabam ficando instalados sem utilização.

Instale os seus aplicativos por fontes confiáveis (Play Store, Apple Store, Windows Phone...) ao invés de fontes como Cydia, utilizada através do Jailbreak de dispositivos da Apple. Essa fonte não é a original da Apple e pode conter muitos softwares que deixam os dispositivos vulneráveis. A maioria desses softwares são aplicativos crackeados e, pense comigo, se são crackeados, quem teve o trabalho de crackeá-lo quer se beneficiar de alguma forma, não é mesmo? O cracker (hacker antiético) não vai fazer essa “brincadeira” simplesmente “de graça”. Praticamente todos os softwares e sistemas operacionais (como o Windows) que são crackeados já vêm com um ataque aplicado para a real necessidade do cracker e sempre acaba em um cartão de crédito clonado, uma senha de e-mail roubada, além do hacker antiético conseguir acesso a informações pessoais de quem instalou esse software ou sistema operacional.

Verifique o status e comentários de quem já baixou determinados aplicativos. Sugiro que verifique praticamente todos os comentários, pois muitos elogios são do próprio fabricante. Da mesma forma, dê uma lida na Política de Privacidade do aplicativo que você quer, observando o compartilhamento de informações do seu dispositivo com terceiros, por exemplo: muitos aplicativos de redes sociais, como o Facebook, requisita acesso aos seus contatos de telefone para sincronizar com seus amigos da rede social. Você deve sempre se perguntar qual a real necessidade de tal requisição.

3. Salve seus arquivos

É relativamente fácil realizar esse tipo de procedimento, onde muitos smartphones e tablets possuem essa capacidade. Você pode, de uma maneira rápida, recuperar suas informações no seu celular caso tenha perdido ou acidentalmente deletado algum arquivo. E o melhor: caso você tenha perdido o seu dispositivo, você conseguirá reaver suas informações.

4. Mantenha o sistema atualizado

Essa dica é muito valorosa. O ponto principal em manter seus sistemas atualizados, tanto de computador, tablet, celular, etc, é a preocupação com a própria segurança deles e sua. Quando você atualiza os seus dispositivos, eles terão as últimas atualizações de segurança, onde as vulnerabilidades conhecidas estarão corrigidas, fazendo com que o seu dispositivo se torne mais seguro e mais difícil de ser invadido ou corrompido.

5. Log Out

Atente-se sempre a sair dos sistemas, sejam eles de e-mail, banco, compras, etc. Quando dizemos “Sair” é para efetuar o “Log out”. Se o seu celular ou tablet for roubado e, principalmente se não estiver utilizando uma senha para desbloquear o dispositivo, o ladrão conseguirá acesso às suas contas logadas, podendo alterar senha, excluir conta, ler e-mails e várias outras “dores de cabeça”.

Não realize transações bancárias e nem compras online em redes Wi-Fi públicas, como em Cafés, Shoppings, Restaurantes, Universidades, etc. Não se sabe como a rede está configurada e organizada, muito menos quem está conectado nela. Faça isso em casa, onde você confia.

Sempre verifique a URL do site que você acessa para ver se aquela página é realmente legítima. Muitos cracker clonam sites mais acessados e jogam links na Internet para pescarem (phishing) as pessoas desatentas. Fique ligado!

6. Desligue suas conexões

Desligue sua conexão Wi-Fi, serviço de Localização e Bluetooth quando não estão em uso. Além de economizar bateria, você estará mais seguro. Criminosos cybernéticos agem diante dessas conexões abertas, podendo se conectar ao seu dispositivo sem o seu consentimento. Quando estiver fora de casa ou sem utilizar uma conexão Wi-Fi de sua confiança, utilize a sua conexão de Dados (3G / 4G). Essa conexão com a operadora utiliza encriptação de dados no tráfego de Internet entre as torres e os celulares, sendo mais seguro do que utilizar uma rede Wi-Fi aberta de um Restaurante.

7. Evite informar dados pessoais

Quando receber alguma mensagem ou e-mail que aparentemente parece ser legítimo de seu banco ou algum outro negócio particular, evite de retornar com informações pessoais suas. Ao invés disso, contate o banco ou quem seja, para confirmar essa requisição de informações. Isso evita até mesmo de manter informações pessoais (sigilosas) no seu dispositivo.

8. Não clique no que você desconhece

Cuidado com links e anexos de e-mails e mensagens que você não solicitou. Lembre-se de utilizar suas melhores práticas de Internet para se manter seguro. O melhor e maior conselho é deletar mensagens não solicitadas o mais breve possível.

Da mesma forma, o conselho vale para URLs encurtadas e QR codes (aqueles quadradinhos todos codificados). Eles podem lhe direcionar para sites perigosos. Por esse motivo é bom utilizar aplicativos que prevêem o destino dessas URLs encurtadas e desses QR codes para saber se o site é legítimo. Existem vários aplicativos para isso, basta procurar por “QR readers” que dão uma previsão da função dos código QR antes de executá-los.

9. Aplicativo de segurança

Tenha sempre um aplicativo de segurança nos seus dispositivos móveis para qualquer emergência que aparecer. Mantenha esse aplicativo sempre atualizado para acompanhar as correções de novos bugs e ameaças que surgem no dia a dia. Assim, você poderá manter uma certa segurança nos seus dispositivos móveis, protegendo suas informações e, automaticamente, protegendo a si próprio.

10. Sugestão de Aplicativos

  • Android
    • 360 Mobile Security;
    • Avast! Mobile Security;
    • ESET Mobile Security & Antivirus;
    • Avira Antivirus Security;
    • AVL.
  • iPhone
    • GadgetTrack;
    • VirusBarrier;
    • 1Password Pro;
    • iDiscrete;
    • Webroot SecureWeb.